domingo, 20 de novembro de 2011

Em cartaz o quarteto: Tendinite, Epicondilite, Tenossinovite e Bursite

Para compreendermos o que é tendinite recorremos ao latim "Tendo", ou tendão, é a estrutura na qual as fibras musculares terminam e pelo que o músculo se insere nos ossos. Então tendinite é a inflamação nos tendões.
As mais frequentes são as dos ombros. Dentre elas, a tendinite bicipital e as lesões do manguito rotador (formado pelos tendões dos músculos do ombro) são as afecções mais frequentes. Elas ocorrem após tarefas que exijam esforços repetitivos e pesados. O paciente pode apresentar dor e limitação dos movimentos dos ombros podendo irradiar para todo o membro superior.
As epicondilites são processos inflamatórios nos cotovelos, que causam dor aguda ou intermitente no local. As causas mais frequentes são atividades esportivas, como jogar tênis e esforços repetitivos, como exemplo, dirigir veículos .
As tenossinovites são inflamações nas estruturas que envolvem os tendões e são comuns nas mãos e punhos. Decorrem de diversas causas, como digitação, doenças reumáticas e traumas.
As bursites são uma inflamação nas bolsas que contém uma substância gelatinosa no seu interior e que estão localizadas entre os músculos, tendões, ligamentos e ossos. Essas bolsas facilitam o deslizamento de músculos ou tendões sobre ossos e ligamentos. Podem ocorrer nos ombros, quadril, joelho e tornozelo. Na maioria das vezes elas resultam de traumas únicos, de forte intensidade ou microtraumas repetitivos.
Feito o diagnóstico por meio da história clínica e exames complementares, o paciente recebe o tratamento de acordo com o quadro clínico. Na maioria das vezes são receitados analgésicos, antinflamatório, repouso articular e fisioterapia. Quando não obtem sucesso no tratamento clínico recomenda-se cirurgia.
O grande segredo para prevenir essas inflamações é respeitar os limites do corpo.
Autora: Rosemeri Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário