Stress, uma palavra que está presente de forma constante no dia a dia do ser humano, assumindo todas as culpas dos pequenos e grandes desastres diários.
Será que o stress é doença? Aqui você entenderá como é o mecanismo do stress e se lembrara que os sinais de alerta do corpo precisam hoje, mais do que nunca, ser bem entendidos. Reconhecer esses sinais e dar atenção a eles é fundamental para uma vida saudável.
Mas o que é afinal esse mal que parece estar em toda parte? O stress é um estado físico causado pelo excesso de adrenalina no organismo.
Isso acontece sempre que a pessoa esta submetida a pressão constante. A pressa, o transito, a falta de tempo, o excesso de trabalho geram um estado de alerta, que é a origem do stress. As consequências vão muito alem do cansaço. Irritabilidade, depressão, insonia, redução da resistência fisica são sintomas frequentes. Em casos mais extremos, o stress pode estar entre as causas determinantes de infarte e ulceras gástricas
Termo emprestado da física: Fio prestes a arrebentar
Tálamo-------------Capta informações do Mundo Exterior
Córtex----------------Decodificador, controla os impulsos
Hipotálamo-----------Arma o organismo
Glândula Hipófise ----Manda liberar a Adrenalina
Supra- renal---------Adrenalina
A liberação de adrenalina, acontece nas horas de paixão, alegria, expectativa, desespero, angustia, medo, ou seja:o organismo reage de MANEIRA IGUAL diante das emoções boas ou ruins. O trânsito da adrenalina demora sete segundos para acontecer; se a pessoa for sedentária, somente após quatro horas o organismo absorverá essa descarga. Imagine o dia inteiro exposto a sentimentos fortes, situações de extrema excitação ou felicidade e não é feito nada para descarregar isso. A conclusão é óbvia, Excesso de adrenalina-STRESS NEGATIVO. Existe ainda o stress por monotonia-o individuo se entedia, produz menos do que é capaz.
Stress é um conjunto de reações do organismo ás agressões de ordem física, psíquica, infeciosa e outras capazes de perturba-lhe a homeostase.
Na pratica é quando as pressões internas e externas superam a capacidade do individuo de responder a elas, ocorre um desequilíbrio na maneira pela qual o ser humano se organiza. Essa desorganização pode ser chamada de stress
Fases do stress:
Fases inicial:
*Sintomas de, ansiedade, dor de cabeça, insônia, mãos frias.
Fase moderada:
*O organismo reage aos sintomas, escondendo os. Fase perigosa, pois pode durar anos e de repente, qualquer emoção mais forte, detona o estagio avançado.
Fase avançada:
*Depressão profunda, problemas cardíacos, gastrointestinais, ulceras, hipertensão, obesidade.
Por isso, as praticas de prevenção e combate ao stress estão centradas nos exercícios fisicos, alimentação correta e relaxamento.
Como tratar o stress:
RELAXAMENTO- Diminuem a ansiedade mas não bastam.
EXERCÍCIOS FÍSICOS-Apresentam resultados extremamente benéficos, fazendo com que os indivíduos se sintam mais tranquilos e capazes de solucionar seus problemas.
Fonte: Área comportamental SENAI
Postado:Katia Espada
Postado:Katia Espada
Nenhum comentário:
Postar um comentário