domingo, 20 de novembro de 2011

Medicina Ortomolecular


Conceituada como a ciência que procura estudar as formas de manter o equilíbrio do organismo, já que orto significa equilíbrio, ortomolecular seria equilíbrio das moléculas, estado de saúde, e o desequilíbrio estado de doença.
Na realidade a Medicina Ortomolecular nada mais é do que Medicina Tradicional com enfoque holístico. O médico trata o paciente como um todo, não em partes. Tratar sem agredir, medicar sem alterar o equilíbrio, é o príncipio básico da Medicina Científica, baseado no conceito de harmonia estrutural e da compensação bioquímica necessária para manter o funcionamento adequado dos sistemas que formam o corpo humano.
O médico que utiliza os princípios da Medicina Ortomolecular dentro de sua prática, tem que ter uma formação clínica completa, para poder entender o termo holístico do corpo humano.Precisa também ter conhecimentos em farmacologia, para poder avaliar os procedimentos antioxidantes, paralelamente aos terapêutico habituais. Um dos aspectos mais importantes e de destaque, dentro dos conceitos da Medicina Ortomolecular, assim como a definição de Radicais Livres e de seus respectivos antioxidantes, está delineado no potencial amplo de cobertura na profilaxia do indivíduo sadio e no controle e tratamento das doenças degenerativas crônicas, que terminam comprometendo a qualidade de vida.


Bibliografia:
"Viva bem com a saúde que você tem", de Dr. Efraim Olszewer
Autora: Vania Lucia Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário